Prece de Cáritas

domingo, 25 de janeiro de 2009

Personagens Bíblicos II – Ester

Ester é contada no menor livro da Bíblia e fala sobre uma mulher, que mesmo diante da possibilidade de perecer foi fiel ao seu povo.
---------------------------------------------------------------
Ester, também conhecida como Hadassa, era uma jovem judia da tribo de Benjamin e devido à morte de seus pais foi criada por um primo chamado Mordecai.
Habitavam na fortaleza de Susã, sob o reinado de Assuero (Xerxes).
A rainha Vasti, esposa do rei Assuero, foi banida da casa real pois recusou-se a mostrar sua beleza durante um banquete oferecido pelo rei.
Para substituir Vasti iniciou-se a procura por uma jovem bonita e virgem e Ester foi eleita pelo rei como a mais linda jovem entre todas as que foram apresentadas; escolhida como a nova rainha, não divulgou, contudo, sua origem judaica
Seu primo Mordecai descobriu um complô organizado por Hamã, um alto oficial do rei, para aniquilar o povo judeu. Hamã persuadira o rei Assuero a assinar uma ordem que decretava o massacre dos judeus
.Mordecai contou esta situação a Ester que seria obrigada a tomar uma decisão de arriscar a própria vida se procurasse o rei sem ser convidada ou permaneceria em silêncio e comprometeria a vida de todos os judeus.
Mediante a expressão: “Se eu perecer, pereci”, tomou a decisão de procurar a ajuda do marido contra Hamã.
No final o inimigo dos judeus foi enforcado por ordem do rei e, embora o decreto do rei não pudesse ser revogado, Assuero deu uma permissão especial aos judeus para se defenderem contra o iminente massacre Assim eles o fizeram e foram salvos.
Ester e Mordecai prestaram seus serviços ao rei Assuero e a Deus com fidelidade e honra, e conquistaram o respeito de todos.

4 comentários:

  1. Parabéns pela escolha deste livro, pois analisando a luz da teologia que nos diz que se compararmos a história do povo de Israel com a história do povo cristão uma é pré-figuração da outra podemos sem dificuldade alguma ver em Ester como a pré-figura da Igreja corpo místico de Cristo do qual Ele mesmo é a Cabeça e nós cristãos somos os demais membros desse corpo e ao mesmo tempo seus filhos pois fomos gerados para esse mesmo corpo místico por Ela (a Igreja) através do sacramento do Batismo, Igreja essa que como mãe dos cristãos não exita em dar a própria vida, através da vida de muitos dos seus mártires ao longo da história pelo povo de Deus seus filhos. Assim como a rainha Ester que com o risco da própria vida procurou seu esposo o rei Assuero para defender a vida do povo de Israel.
    Parabéns Quinta, continue abraços do amigo.
    Armando

    ResponderExcluir
  2. Caro Armando, realmente a atitude de Ester demonstrou o grande princípio fundamental: AMOR ....A maior das virtudes que se alinha com as leis naturais. Abraços - KUINTA COM Q

    ResponderExcluir
  3. Deus é sempre fiel, mesmo quando somos infiéis.
    Exemplos bíblicos como esse, aumentam nossa fé e nos ensinam como devemos agir nas adversidades. Paula Ribeiro.

    ResponderExcluir
  4. Concordo e tenho como convicção de que as adversidades nos fazem lembrar e clamar pelo Criador incriado: O DEUS ETERNO

    ResponderExcluir