Prece de Cáritas

sábado, 24 de janeiro de 2009

Pensadores I - Hermes


Hermes Trimegisto, ou três vezes grande, assim os gregos discípulos dos egípcios se referiam a Hermes, pois que o consideravam como rei, como legislador e como Sacerdote.
Certas palavras de Hermes, prenhes de sabedoria antiga, são excelentes para nos dar uma idéia de seus ensinamentos aos seus discípulos.
Assim dizia Hermes ao seu discípulo Asclépio:

“Nenhum dos nossos pensamentos, saberá conceber Deus, nem nenhuma língua defini-lo. O que é incorpóreo, invisível, informe não pode ser apreendido pelos nossos sentidos: o que é eterno não pode ser medido pela curta regra do tempo; Deus é, pois ,inefável. Deus pode, isto é verdade, comunicar a alguns eleitos a faculdade de se elevarem acima das coisas naturais, para perceberem algum raio da sua perfeição suprema; - mas esses iniciados não encontram em linguagem vulgar palavras que possam exprimir a visão imaterial que os fez estremecer. Poderão explicar à humanidade as causas secundárias das criações que passam sob seus olhos, como imagens da vida universal; mas a causa primária conservar-se-á sempre vendada, e nós não chegaremos a compreendê-la, senão ultrapassando a morte.”

A morte de Hermes é contada como a da partida de um Deus:

“Hermes viu o conjunto das coisas; e, tendo visto, compreendeu e, tendo compreendido, teve o poder de revelar e manifestar. O que ele pensou, ele o escreveu; o que ele escreveu, ele o ocultou em grande parte, calando com sabedoria e falando só quando devia, a fim de que todas as gerações futuras procurassem o que o seu pensamento descobrira. E assim, tendo ordenado aos deuses seus irmãos que lhe servissem de cortejo-, ele ascendeu às estrelas.”

Para finalizar, um fragmento de pensamento de Hermes:

“Escutai-o em vós mesmos e vede-o no infinito do Espaço e do Tempo. Ali reboa o canto dos Astros, a voz dos Números, a harmonia das Esferas.
É cada sol um pensamento de Deus e cada planeta um modo desse pensamento. É para conhecer o pensamento de Deus, ó almas!, que desceis e subis penosamente o caminho de sete planetas e dos seus sete céus.
Que fazem os Astros? Que dizem os números? Que rolam as Esferas? – Ó almas perdidas ou salvas, eles dizem, eles cantam, elas rolam, - os vossos destinos!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário