Prece de Cáritas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Futuro da Humanidade




A humanidade na Terra está apenas começando, uma vez que o Homo Sapiens só apareceu há algumas dezenas de milênios, tempo infinitamente pequeno se o compararmos às dezenas de milhões de anos exigidos pela diferenciação dos grandes grupos animais.


Não é de espantar, conseqüentemente, que a humanidade tenha permanecido mais ou menos idêntica a ela mesma. Além disso, porque teríamos nós chegado a um ponto singular no Tempo? A evolução nunca se afastou de seu esforço. Constantemente elevou-se, degrau em degrau, para chegar ao homem. Sua marcha passada é uma garantia do futuro e nada indica que o pensamento e a consciência tenham atingido em nós seu ponto culminante.

Os estados que foram adquiridos durante a evolução, pareceriam sem dúvida, completamente incríveis num estado anterior.
Quem contemplando uma ameba quando ela era a mais alta forma de vida, poderia imaginar a águia e o leão? E quem, considerando o estágio atual de desenvolvimento humano, poderia fazer uma idéia do que será o ser que substituirá o homem como ele mesmo substituiu o antropomorfo?

De qualquer maneira, não é fazer ato de fé imprudente acreditar no surgimento futuro de uma humanidade evoluída, de cérebro aperfeiçoado, que nascerá Talvez de nós mesmos.
O Universo, segundo alguns o Ser Transcendente que governa os mundos e orienta os destinos, soube esperar bilhões de anos o aparecimento da espécie humana em nosso planeta, e concederá também, sem dúvida, o tempo necessário à realização de uma raça superior.

Porém, esse destino majestoso, esse futuro imenso e esplêndido, essa emergência de um novo limiar evolutivo já se exprime na necessidade de superação que se observa em todos os campos da atividade e do pensamento humano, poderemos nós assegurá-lo? Sim, primeiro evitando provocar uma regressão por uma aterradora guerra nuclear, e, de maneira positiva, cultivando o nosso aperfeiçoamento.

Carregamos, por hereditariedade, os pensamentos de uma multidão de grandes antepassados. Cabe-nos fazer surgir desse precioso patrimônio a misteriosa profundidade de nossas células cerebrais, ultrapassá-la, subir sempre mais e tornarmo-nos os ascendentes daqueles que o futuro reverenciará. Assim fazendo, realizamos nossas esperanças de uma existência mais serena e lúcida com a certeza de caminhar em linha reta pelo grande caminho da evolução e do progresso.

2 comentários:

  1. Meu diletíssimo irmão, concordo plenamente que no momento adequado (na Parusia prometida pela Sagrada Escritura), essa raça superior que são os filhos do Deus vivo aparecerão e ai será a coração da criação.
    Muita Paz e que o Pai te abençoe.
    Seu irmão
    Armando

    ResponderExcluir
  2. Querido Irmão em Cristo Jesus, a evolução das espécies é constante pois o Criador não para nunca de trabalhar pela nossa felicidade.

    Muita Paz e Saúde,

    Seu Irmão

    Quintanilha

    ResponderExcluir