Prece de Cáritas

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Personagens Bíblicos I – Jefté e Sansão

Ambos se tornaram “Juizes” e são considerados heróis em sua época, sendo Jefté quase não comentado nos tempos atuais e o Sansão a que nos referimos é aquele mesmo da “Dalila” que lhe cortou a “cabeleira da força”.
------------------------------------------------------------------------
JEFTÉ
(Juizes 11 e 12)
A vida de Jefté foi marcada de acontecimentos estranhos. Em muitos aspectos, foi uma vida triste. Ele teve o infortúnio de ser filho de uma prostituta e, por causa disso, sofreu com o sarcasmo e as zombarias por parte dos irmãos. Quando seu pai morreu foi expulso de casa, sendo forçado a viver como bastardo.
Mas havia características muito boas nele. Em um tempo de crise nacional, quando o mesmo povo que o expulsou o procurou, buscando ajuda, Jefté se mostrou disposto a perdoar aqueles que o trataram com crueldade. Sua tentativa de fazer paz com os amonitas mostrou tanto sua humanidade como conhecimento das Escrituras.
A questão de seu estranho voto a Deus, no qual prometeu sacrificar o primeiro que saísse ao seu encontro, quando retornasse para casa vitorioso da guerra contra os amonitas, tem suscitado muita controvérsia, pois a primeira pessoa que ele avistou foi sua própria filha única. Este assunto requer um estudo cuidadoso, pois cremos que não houve o sacrifício de morte, mas sim que a filha se dedicou ao recolhimento total fazendo voto de castidade e adoração a Deus.


SANSÃO
(Juizes 13, 14, 15 e 16)

Sansão é reconhecidamente um dos personagens mais enigmáticos da Bíblia. Era um homem de grande fé, ainda que constantemente quebrasse sua santificação como narizeu, a fim de satisfazer seus apetites carnais.
Sansão possuía qualidades que servem como exemplo para todas as gerações. Embora estivesse capacitado com uma força sobre-humana, mesmo assim era necessário ter um altíssimo grau de coragem para realizar o que ele fez.
Sansão tinha um pronunciado senso de humor, embora, as vezes, fosse um tanto macabro. Também possuía seu próprio código de honra. Ele disse: Assim como me fizeram a mim, eu lhes fiz a eles (Juizes 15.11). Entretanto temos que lembrar que ele era o homem designado por Deus para livrar Israel do jugo dos filisteus.
O pecado constante de Sansão era sempre buscar entretenimento no território inimigo. Sansão saía a procura de tentações (pular a cerca). “Brincou com fogo” na casa de Dalila e acabou se queimando. No final, teve sucesso em destruir a opressão dos filisteus, uma proeza que culminou em sua morte.

4 comentários:

  1. AO:escritor sansão sendo um homem usado por DEUS,mediante o seu feito para ele ouvi salvação? Divcanigomes1959@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Prezado, não sei responder pois transcende meus conhecimentos. Entretanto entendo que cumppriu sua principal missão.

    ResponderExcluir
  3. PALAVRAS DE ; MARCILIO AQUINO . A DIFERENÇA ENTRE JEFTER E SANSÃO ERA A SEGUINTE, JEFTER TINHA TUDO PARA DAR ERRADO MAS DEU CERTO,SANSÃO TINHA TUDO PARA DAR CERTO MAS DEU ( ERRADO) .

    ResponderExcluir
  4. Prezado Marcílio, a comparação é válida e penso na céçebre frase: DEUS escreve Certo por linhas Tortas.

    ResponderExcluir