Prece de Cáritas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Riqueza e Felicidade


Ante as provas que te cercam, questionas, muitas vezes, o porquê de muitos outros desfrutarem riqueza e felicidade enquanto experimentas lutas e dificuldades. Entretanto, não te deixes levar pelas aparências.
Muitos dos que acumularam tesouro amoedados trocariam tudo que juntaram no cofre por um simples instante de amizade sincera, capaz de aplacar a profunda solidão que lhes consome os dias.
  
Muitos dos que conquistaram títulos de destaque no terreno do conhecimento e da cultura trocariam o brilho efêmero da academia e do estrelato por breves momentos de solidariedade, capazes de amenizar as dores ocultas que carregam.
 Muitos dos que galgaram posições influentes nos círculos do poder econômico ou político trocariam o status transitório por despretensiosa palavra de compreensão e bom ânimo, capaz de apaziguar-lhes a consciência traída pelos próprios atos.
  
Pensa neles e constatarás que, mesmo entre provações e lutas, reúnes infinitas possibilidades de seguir adiante e progredir na direção da verdadeira riqueza e felicidade.
  
Talvez não ostentes vantagens financeiras, mas ninguém precisa de uma conta bancária robusta para exercer a amizade sincera.
  
Talvez não retenhas conhecimento e cultura em alto grau, mas ninguém precisa do título de mestre ou doutor para praticar a solidariedade.
Talvez não circules pelos corredores do poder, mas ninguém precisa ocupar o lugar mais alto do pódio social para expressar breves palavras de consolação e reerguimento.
  
Reflete nisso e constatarás que lutas e provas constituem, quase sempre, preciosas oportunidades para a tua auto-realização como espírito imortal, e que não há verdadeira riqueza sem amor verdadeiro, assim como não pode haver legítima felicidade sem a paz legítima nos domínios da consciência.
  ------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Do Livro “Convite à Paz”

Do Espírito Augusto

Por Clayton Levy

Ed. Allan Kardec
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário