Prece de Cáritas

terça-feira, 25 de junho de 2013

Simão de Cirene

"Eu ia em meu caminho para os campos quando O vi carregando Sua cruz; e uma multidão O seguia.

Então eu também caminhei ao lado d'Ele.
 Seu fardo O deteve muitas vezes, pois Seu corpo estava exausto.
Então um soldado romano aproximou-se de mim, e disse:
"Vem, tu és forte e bem constituído; carrega a cruz deste homem."


 Ao ouvir estas palavras, meu coração cresceu dentro de mim, e senti-me grato. Carreguei Sua cruz.
Ela era pesada, pois fora construída de álamo encharcado pelas chuvas do inverno.
Jesus olhou para mim. O suor de Sua fronte corria-Lhe pela barba.
Novamente, olhou para mim e disse:
"Também bebes desta taça?
Sorverás dela comigo até o fim dos tempos."
E assim dizendo, colocou a Sua mão sobre meu ombro livre.
E caminhamos juntos para o Monte do Calvário.
Mas eu já não sentia o peso da cruz.
Sentia apenas a Sua mão.
E era como a asa de um pássaro sobre meu ombro.
Então atingimos o topo da colina, onde eles o crucificariam.
E ali sim senti o peso da árvore.
Ele não disse uma palavra quando cravaram os pregos em Suas mãos e pés,
nem emitiu qualquer som.
E Seus membros também não estremeceram sob o martelo.
Parecia que Suas mãos e pés tinham morrido e que só voltariam a viver quando banhados em sangue.
No entanto, parecia também como se Ele procurasse os pregos, qual um príncipe procura o seu cetro; e que ansiava por ser erguido às alturas.
Meu coração não pensou em apiedar-se d'Ele, pois estava por demais maravilhado.
E agora, o Homem cuja cruz eu carreguei tornou-Se minha cruz.
Se novamente me dissessem:
"Carrega a cruz desde homem", eu a carregaria até que meu caminho terminasse no túmulo.
Mas eu O imploraria que colocasse Sua mão sobre meu ombro.
Tudo isto aconteceu muitos anos atrás; e ainda hoje, quando sigo o arado no campo,
e nos momentos de torpor antes do adormecer, eu sempre penso nesse Homem amado.
E sinto Sua mão alada, aqui, sobre meu ombro esquerdo.
 

 

Simão de Cirene
Do Livro “Jesus, o Filho do Homem”
De  Khalil Gibram

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário