Prece de Cáritas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Viver Agora















Se você é jovem, provavelmente tem consciência de sua juventude e se orgulha dela. Infelizmente, essa alegria será limitada, pois na medida em que for envelhecendo, a mesma propaganda que criou esse orgulho da juventude com campanhas direcionadas para o mercado jovem não ira mudar, o que poderá significar traumas para algumas pessoas.
Além disso, se você estiver excessivamente impressionado com sua juventude, você pode estar deixando de aproveitar o convívio com muitos seres humanos interessantes e que valem a pena.
Mesmo se você tiver 18 anos e seu vizinho 80, vocês dois são contemporâneos. Você não tem garantia alguma de que irá viver um dia a mais do que o seu vizinho, embora as estatísticas estejam a seu favor.
É claro que existem diferenças perceptíveis entre vocês dois. Você é jovem, forte, saudável, ao passo que seu vizinho pode ser um mostruário vivo de peças sobressalentes: dentadura, óculos, peruca, aparelho de audição ou qualquer outra "honraria" pelo simples fato de ter vivido muito. No entanto, em termos de perspectiva, essa pessoa pode ser mais jovem que você. Existem pessoas velhas aos vinte anos. Outras continuam jovens por toda vida.
No amago de cada ser humano existe um espirito que se mantem inalterado do nascimento a morte. Ele não tem nenhum conceito de tempo. Ele nunca muda, nunca envelhece. O motivo pelo qual os corpos se modificam é que a espécie não seria realmente beneficiada se a aparência de todos se mantivesse a mesma durante a vida inteira. As pessoas mais velhas poderiam se casar mais frequentemente com pessoas muito mais jovens, ao passo que geralmente é de interesse para a Natureza que os parceiros façam suas escolhas entre indivíduos de mesma faixa etária. Sem esses controles, a situação ficaria caótica.
Mesmo assim, o envelhecimento é principalmente um fenômeno mental. Nenhum corpo é realmente velho. As células morrem e são substituídas por células novas num ritmo constante, e cada corpo físico é completamente renovado a cada onze meses.
Sob todos os aspectos, o tempo é uma cilada e uma ilusão. O presente é tudo o que existe, mas o presente pode se estender por dias ou semanas, dependendo do ponto de observação de cada um. O único tempo em relação ao qual você pode fazer alguma coisa, o único tempo que você pode viver é o AGORA.
Não permita que os melhores dias de sua vida aconteçam sem a sua participação. O hoje é o amanhã com o qual você sonhou ontem. Não deixe que aconteça sem você. Viva agora. O passado já aconteceu, o futuro ainda virá. Seja feliz AGORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário