Prece de Cáritas

domingo, 5 de dezembro de 2010

Personagens Bíblicos X- Barrabás















"Prisioneiro notório" e assassino, solto pelo governador romano Pôncio Pilatos no lugar de Cristo.

Uma multidão foi rapidamente reunida pelos líderes religiosos, a fim de exigir uma sentença de morte para Jesus.

Pilatos nada achou de errado em Jesus e buscou uma justificativa para libertá-lo, ao dar uma alternativa para a multidão. Mas, ao seguir a orientação dos "sacerdotes e dos principais da sinagoga", a multidão exigiu que libertasse Barrabás, para tristeza de Pilatos.

Barrabás foi líder de uma rebelião, embora o propósito da mesma não fique clara nos evangelhos. Talvez fosse um "zelote" e o levante representasse uma tentativa de se alcançar a liberdade do jugo romano. Se esse fosse o caso, contudo, não seria provável oferecê-lo para ser solto, mesmo como um gesto de boa vontade por parte de Pilatos.

Uma grande ênfase é dada por todos os escritores dos evangelhos ao fato de que Barrabás foi solto e Jesus, crucificado. O significado foi bem apresentado por Pedro em seu sermão em Atos 3, onde chama Barrabás de "homicida". Pelo fato de o povo fazer tal escolha e ser dominado pelos líderes religiosos, vemos a rejeição final do Messias de Deus, "o Santo e o Justo".

Jesus não era a grande figura messiânica que esperavam. Sua atitude de paz e sofrimento não era algo que atraia as multidões.

Em última análise, contudo, a escolha dos judeus e seus líderes foi a mesma que homens e mulheres de todas as épocas e raças ainda fazem hoje, quando rejeitam a fé no Evangelho do "Cristo Crucificado"e preferem seguir a "sabedoria deste mundo",

Nenhum comentário:

Postar um comentário