Prece de Cáritas

sábado, 10 de outubro de 2009

Teste Sua Espiritualidade

Por: Gerson Simões Monteiro
----------------------------------------------------
Você já foi capaz de responder cinco vezes a mesma pergunta que alguém lhe fez, sem se irritar com ela? E de orar a Deus pedindo ajuda para uma pessoa que está lhe prejudicando?

Se você venceu essas provas da paciência e do perdão, responda agora o seguinte: você já conseguiu compreender alguém que praticou uma falta grave, dando-lhe uma nova oportunidade para se corrigir? E foi capaz de sorrir para o motorista que deu uma fechada no seu carro, ou para alguém que fechou a cara para você, sem mais nem menos?
Se você demonstrou nessas situações compreensão e tolerância, parabéns, porque você está indo muito bem no teste para medir o seu grau de espiritualidade.

Acontece, porém, que no curso de aperfeiçoamento moral que todos nós estamos realizando na Terra, existem outras matérias que precisamos cursar para sermos promovidos em evolução espiritual.

Senão vejamos: você pratica a caridade mesmo recebendo ingratidão? Usa sempre de gentileza, principalmente com as pessoas mais humildes?

Trata os seus familiares do mesmo modo como trata as visitas? Não fala mal de ninguém em nenhuma circunstância?

É grato a Deus pelo bem que recebe, e demonstra gratidão ao ser ajudado por alguém?

Vive honestamente sem prejudicar o governo e o seu próximo? É incapaz de guardar mágoas e ressentimentos no seu coração?

Queixa-se de tudo e de todos por qualquer motivo? E ainda, você julga e condena as pessoas que procedem mal na vida, esquecendo que você mesmo tem defeitos e imperfeições morais, e que também pode errar?

Bem, se porventura você não alcançou uma boa nota nesse teste, perante a sua consciência, continue se esforçando para ser melhor, pois todas as criaturas humanas podem fazer o esforço de auto-iluminação, por mais erradas que sejam.

A bem da verdade, a única pessoa que nunca errou neste mundo foi Jesus, o nosso “Caminho, Verdade e Vida”, cuja perfeição foi conquistada em diversas reencarnações em outros mundos habitados no Universo.

A nossa esperança em Deus é a de que um dia, todos nós também, através das reencarnações sucessivas, haveremos de alcançar a mesma pureza espiritual de Jesus.
-----------------------------------------------------------------
Gerson Simões Monteiro é Presidente da Fundação Cristã Espírita C. Paulo de Tarso

Nenhum comentário:

Postar um comentário