Prece de Cáritas

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Personagens Bíblicos III- Zaqueu

Zaqueu foi um cobrador de impostos muito rico, vivia na região de Jericó. Sua história é narrada em Lucas 19.1-10. Era de baixa estatura; quando soube que Jesus passaria pela cidade, correu e subiu em um sicômoro, a fim de enxergar por cima da multidão.
Jesus o viu e, chamando-o pelo nome, disse:
“Desce depressa. Hoje me convém pousar em tua casa.”
Tal atitude enfureceu a multidão, que considerava o publicano um “pecador”, por causa de seu emprego e da maneira como tirava dinheiro de seu próprio povo. Muitos publicanos enriqueciam por meios fraudulentos, pois cobravam impostos com valores superiores aos estipulados pelos romanos.
Para Zaqueu, este encontro com Jesus trouxe nova vida, pois quando reconheceu Cristo como Senhor, demonstrou arrependimento e disse:
“Senhor, olha, eu dou aos pobres metade dos meus bens, e se nalguma coisa defraudei alguém, o restituo quadruplicado.”
Então Jesus lhe disse:
“Hoje veio a salvação a esta casa, pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”
Zaqueu aceitou o Mestre em sua casa e com esta aceitação, houve a transformação que acontece mesmo com os considerados como os piores “pecadores”

3 comentários:

  1. o que mim chama atençao desse fato e que nenhuma dificuldade impediu zaqueu de conhecer o mestre,trazendo para os nossos dias nada pode impedir anossa bençao coloque no coraçao e veras a gloria de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Sim, a Infinita Bondade do Mestre Jesus está sempre disponível aos que abrirem o coração para o Caminho, Verdade e Vida.

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que muitas sao as lutas mais nada pode nos impedir de estar com jesus,Zaqueu nao mediu esforços para ver jesus, assim também nós devemos fazer.

    ResponderExcluir