Prece de Cáritas

domingo, 11 de janeiro de 2009

Uma "Ponta" da Verdade ?

A natureza funciona como um sistema de apoio mútuo, entretanto muitas vezes já ouvimos justamente o contrário. Dizem-nos que ela é implacável, insensível e dura, que opera no contexto de sobrevivência dos mais aptos. Na verdade estamos todos interligados num gigantesco sistema de apoio mútuo que permite que a nossa vida funcione da melhor maneira possível. Observe a Terra girando em seu eixo, o Sol oferecendo o seu constante calor, todo o sistema formando os mecanismos necessários à vida. Somos uma unidade, e quanto mais cedo nos livrarmos da idéia de que somos distintos uns dos outros, tanto mais cedo vamos reconhecer que a solução dos problemas humanos está em nos apoiarmos mutuamente de maneira criativa.
Uma das maiores barreiras entre nós e a oportunidade de uma verdadeira conexão com o outro é a nossa recusa em compreender que todos somos iguais. Durante séculos, temos nos dedicado à construção de elaboradas estruturas baseadas nas noções falsas de desigualdade. Desde o estabelecimento, da primeira cidade do mundo (em Jericó), há uns 8.000 anos, tem prevalecido as relações desiguais. Mesmo quando as religiões nos ensinam que “todos os homens são criados iguais e dotados pelo seu Criador de certos direitos inalienáveis”, as relações desiguais proliferam. Elas constituem o principal obstáculo à verdadeira democracia entre os homens, até mesmo quando a experiência revela que todos querem ser tratados com respeito e dignidade e, mais ainda , que sua vida faz diferença.
É interessante especular sobre o tipo de mundo que teríamos caso a Natureza não funcionasse mediante apoio mútuo. Os átomos de carbono ficariam isolados num clube exclusivo, o oxigênio e o hidrogênio não se combinariam para formar a água e as inúmeras alianças estranhas, necessárias à formação de uma célula viva, enfrentariam barreiras de classe. À medida que descobrimos o ethos ecológico, desvelamos a vasta teia invisível de relações que sustentam e aperfeiçoam a evolução da vida. Na Natureza, todas as partes são essenciais.
Talvez tenhamos que desenvolver a habilidade de ir além do próprio interesse pessoal para nos conectarmos com todas as pessoas, vendo-as como parte de nós mesmos. Essa mudança de consciência só pode ocorrer numa pessoa de cada vez, e é alcançada quando estendemos a nossa tolerância e o nosso apoio uns aos outros.Somos componentes de uma vasta orquestra cósmica em que cada instrumento vivo é essencial para a execução harmoniosa por parte do todo. Se pudéssemos integrar essa idéia à nossa vida, criaríamos circunstâncias em que todos ganhariam.

Do Pó Viestes e ao Pó Tornarás

Nenhum comentário:

Postar um comentário